top of page

O CULTO À SERPENTE


“A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”. A mulher respondeu-lhe: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” – “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.””


Esperta a serpente, ludibriou os homens que era e ainda são idiotas, que são ingênuos perto dos joguetes de seres muito superiores a eles. Depois da ludibriação da serpente a humanidade sempre esteve em apuros. Eu não acredito em Adão e Eva, como não acredito em nenhuma frase do livro de Gênese, mas esqueçamos o que eu acredito ou deixo de acreditar, deixemos de lado, por um momento, no que acreditamos ou deixamos de acreditar e levemos o livro de Gênese a sério, vamos supor que ele é real, que tudo aconteceu exatamente como está ali, mesmo que não faça sentido nenhum.


Então se tudo for verdade a serpente atuou lá em Gênese e ficou quieta até então? Nunca mais tentou ludibriar a humanidade? Ficou de boa na canoa?


É o ano de 382 e o Papa Dâmaso I é o único homem acordado na madrugada daquele dia durante o Concílio de Roma, ele olha para sua mesa onde monta uma primeira lista dos livros que a igreja considera santos e que entrará futuramente em um livro que será chamado de Bíblia.


- Confuso? – diz a serpente de maneira safa se aproximando do Papa.


- É um trabalho cansativo – o Papa olha para a serpente, que conhece faz tempo, um ser que sempre lhe ajudou e que toma por um anjo – mas acredito que Deus irá me ajudar através de ti não é mesmo?


- Não lhe ajudei em nome Dele sempre? – a serpente sorri.


Mal sabe o Papa que esta mesma serpente ajudou Flavius Valerius Constantinus durante o Concílio de Nicéia há 57 anos atrás e que desde então vinha formando a Bíblia conforme seus planos. Já vinha há anos preparando também Jerônimo de Estridão, um sacerdote que serviria a seus propósitos, para traduzir os pergaminhos do grego e hebraico ao latim para popularizar ainda mais o “livro santo” que tanto trabalhara para produzir. Seus planos eram metódicos, sempre pensando no longo prazo, pra quem tem milhares de anos de vida e mais milhares de anos por vir, era um trabalho relativamente simples.


A Bíblia foi criada e a religião deturpada: guerras, fogueiras, torturas, mais guerras, estupros e inúmeras atrocidades foram e são cometidas até hoje em nome de Deus e de Cristo. Tudo usando a Bíblia como propósito. Ninguém liga se o que está escrito lá faz sentido ou não, ninguém liga se Jesus disse que era pra amar o pecador, o foco é no que pode e não se pode fazer, o foco está sempre no que a serpente reescreveu. Ninguém liga se Jesus tratava as mulheres como iguais, o foco é no texto reescrito pela serpente onde a mulher deve ser submissa. Ninguém liga pras contradições, cada um pega o que bem entende ali... Se a palavra fosse única, haveria apenas uma religião cristã e não um monte, cada uma com uma visão diferente da outra.


Sem saber, os religiosos continuam em sua fé, seguindo o Culto à serpente, seguindo preceitos que qualquer um que questionasse o que há de contradição no “livro santo” chegaria à verdade inabalável que ninguém quer enxergar. A iluminação está ao alcance de todos, mas a humanidade continua seguindo a serpente. Até quando?


---------------------------------------------------------------------------------


Texto em Itálico: Gênese - Capítulo 3, Versículos 1 ao 5

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page